A partir desta quinta-feira, dia 8 de maio, o TikTok Shop passa a operar dentro da plataforma TikTok, disponibilizando assim o seu próprio e-commerce e marcando a entrada oficial da ByteDance, dona da rede social, no varejo digital brasileiro.
Os vendedores que aderirem à novidade poderão oferecer seus produtos no mesmo aplicativo que tem o poder de transformar muitos deles em mania mundial. Quem possui conta no TikTok poderá também comprar produtos anunciados em lives e vídeos gravados com apenas alguns cliques.
Até mesmo os criadores de conteúdo poderão utilizar o serviço, montando catálogos que estarão disponíveis na aba ‘Pra Você’, onde ficam os conteúdos habitualmente sugeridos para os usuários. Outra funcionalidade, o ‘Programa de Afiliados’, atenderá também os criadores de conteúdo, que terão a possibilidade de recomendar produtos nas lojas e assim receber comissão das vendas realizadas a partir de seus vídeos.
Existem, até o momento, cinco categorias para a venda de produtos: beleza e saúde, casa e decoração, , eletrônicos, esportes e moda. A empresa chinesa colocou à disposição, na própria plataforma, um suporte online que orienta como vender no TikTok Shop. Marcas globais, como Avon, Boticário, C&A, Natura e outras também poderão utilizar a plataforma.
De acordo com relatório do Santander, a expectativa de vendas do TikTok Shop até 2028, chega perto dos R$39 bilhões, apenas no Brasil.
Aqui no Brasil, a novidade terá que encarar concorrentes fortes, como Amazon, Mercado Livre, Shopee e Temu. O TikTok Shop está disponível nos Estados Unidos, nas Filipinas, na Indonésia, Malásia, México, Reino Unido, Singapura, Tailândia e Vietnã.